Como usar Substitutos de Ovo Vegan: Um Guia para Iniciantes

Como usar substitutos de ovo vegan.

 

Olá, meus amigos!

Espero que estejam a ter um dia fabuloso e estejam prontos para mergulhar no mundo da pastelaria sem ovo.

Eu recebo muitas perguntas / pedidos de receitas veganas, então decidi que seria divertido mostrar-vos os meus substitutos de ovo vegan favoritos e dar-vos algumas dicas gerais de culinária vegan. Também dar alguns exemplos como podem usar esses substitutos de ovo na vossa cozinha.

 

Dicas rápidas de pastelaria vegana.

Em geral, sugiro que não tente substituir mais de 2 (às vezes 3) ovos de cada vez. Se a receita pede 4 ovos, substituí-los não dará o mesmo resultado.

Os ovos têm  finalidades muito específicas na pastelaria vegana, a primeira é atuar como ligação. Os ovos ajudam a manter os ingredientes juntos, para que não fiquem quebradiços e secos.

A segunda razão é a estrutura. Ovos podem dar sustentação e textura a ingredientes que vão ao forno ​​e, quando esse é o objetivo principal, não há sucesso em substituí-los.
Algo como um pão-de-ló ou um pão de sanduíche sem glúten depende desses ovos para levedar, mas também daquela textura fofa e húmida. Se substituísse todos os ovos, provavelmente acabaria com uma massa pegajosa e mal cozida nas mãos.
Então … fique com receitas que usem um ou dois ovos, ou que já tenham sido elaboradas especificamente para serem veganas.

 

1. Linhaça Moída

Este é provavelmente o que eu uso com mais frequência. É simples de fazer, tem uma ótima textura e adiciona mais nutrição ás confeções.

Como fazer um ovo de linhaça: misture 1 colher de sopa + 3 colher de sopa de água e deixe repousar por 5 minutos.

 

2. Sementes de chia

Semelhante à semente de linhaça, também pode usar sementes de chia ou pó de chia moída para substituir os ovos na pastelaria vegana. Feito da mesma forma que os ovos de linhaça, os ovos de chia têm uma textura igualmente agradável, mas mudam ligeiramente a cor das receitas devido à sua cor escura.

Como fazer um ovo de chia: misture 1 colher de sopa de semente de chia ou pó de chia + 3 colheres de água e deixe repousar por 5 minutos

3. Purê de frutas

A minha recomendação final de substituto do ovo é purê de frutas! Sim, podemos realmente usar purê de frutas para substituir os ovos nas receitas. Para manter as coisas simples, aqui estão os meus substitutos de frutas favoritos:

  • Banana
  • Molho de maçã sem açúcar
  • Batata doce
  • Abóbora
  • Manteiga de pêra
  • Abacate

Devemos ter em atenção, que algumas frutas têm um sabor / cor forte. A abóbora e a batata-doce terão uma cor laranja, por exemplo.

Algumas receitas que podemos fazer com os ovos veganos são:

  1. Bolachas/Cookies
  2. Muffins
  3. Panquecas
  4. Bolos

Tens alguma pergunta ou dúvida que gostavas de ver escalrecida sobre a pastelaria vegan?

Deixa um comentário ou entra em contacto comigo.

 

Desejo-vos uma ótima semana!

 

Partilha este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Receitas

Tarte de Amêndoa

Tarte de Amêndoa Das melhores tartes que já comi e fiz até hoje. Tarte de Amêndoa, adorada por grande parte dos portugueses e de se

Ler Mais »
Receitas

Queques Alfarroba & Cacau

Queques de Alfarroba & Cacau Sempre se ouviu dizer que o cacau é saudável. Considerado o alimento dos deuses, é um dos alimentos funcionais mais

Ler Mais »
Almoço

Sopa de Curcuma

Sopa de curcuma. Para estes dias frios é só mesmo o que apetece. E para além de ser reconfortante, tem alguns benefícios para a saúde.

Ler Mais »
BlifebyBecas

Ana Maria Alves (Becas)

Vegan Health & Nutrition Coach

Doença de Crohn desde 2006

Redes Sociais

Últimos Artigos

Junta-te a mim

É fácil: só precisamos do seu email e receberá novidades em breve!