5 Probióticos para manter um intestino saudável

5 probióticos para manter um intestino saudável.

Cuida do teu segundo cérebro.

Probióticos, o que são e para que servem.

São bactérias benéficas que vivem no nosso intestino e melhoram a saúde geral do nosso organismo. Facilita a digestão e a absorção de nutrientes e fortalece o sistema imunológico.

Quando a flora intestinal está comprometida, o que acontece após o uso de antibióticos ou uma alimentação desequilibrada, o intestino acaba por contrair bactérias más, que não ajudam o sistema imunológico e deixam o organismo suscetível a doenças.

O recomendado é um probiótico por dia.

Os probióticos servem para.
1. Combater doenças intestinais – doenças como intestino irritável, doença de crohn ou colite, são algumas das doenças intestinais que beneficiam do consumo dos probióticos.
2 Combater doenças gerais – estudos revelam que as infecções no geral são atenuadas.
3. Melhora a digestão – prisão de ventre e diarreia, regulando o trânsito intestinal.
4. Aumenta a absorção de nutrientes – em doenças crónicas, algumas vitaminas e minerais são menores. Com o uso diário dos probióticos a vitamina B, o cálcio e ferro têm uma maior absorção.
5. Previne problemas de obesidade – colesterol e hipertensão são alguns dos sintomas provocados pela obesidade.

Alguns exemplos dos alimentos probióticos:

  1. Kombucha –  Um bebida fermentada feita principalmente através do chá preto. Pode ser feito também através de chá verde ou qualquer outro que seja da planta camélia sinensis ( Chá-da-índia ). A kombucha que eu costumo beber é da The Gutsy Captain 
  2. Produtos à base de soja – Miso, Natto, Kimchi e Tempeh são alguns dos produtos de soja que podem usar como probióticos.
  3. Chucrute – Folhas de couves e repolhos são fermentados entre 4 dias e 1 semana. É uma excelente opção para usar numa salada ou acompanhamento.
  4. Picles – Pequenos pepinos deixados em água e sal, deixado a fermentar durante 1 semana. Quem é que não gosta de picles? Podem adicionar umas gotas de vinagre para dar aquele sabor mais ácido.
  5. Levedura Nutricional – é um cultivo composto por leveduras e bactérias que são naturalmente encontradas no ambiente. Podem ser usados na preparação de bolos, pães e outras receitas.

Probióticos podem ser encontrados em outros formatos são os suplementos.

Deixo aqui alguns suplementos que costumo usar.

Formula Probiotica para Mulheres 

Probiótico 10 

Advanced Acidophilus Plus 

A dose recomendada é de 5 bilhões de unidades formadoras de colônias (UFC)/dia/g ou ml de produto (ou seja, 5×109 UFC/dia/g ou ml), durante pelo menos cinco dias, para que o probiótico exerça algum benefício.

Quanto mais colônias e diferentes probióticos, dentro de cada comprimido, melhor será o suplemento, pois facilita o desenvolvimento mais rápido de uma flora intestinal saudável.

Diferença entre Prebiótico e Probiótico – probióticos são bactérias saudáveis que habitam o intestino, os prebióticos são fibras que servem de alimentos para os probióticos e que favorecem a sua sobrevivência e proliferação no intestino.

Alguns exemplos de prebióticos naturais são aveia, cebola, alho e banana verde.

Quanto mais saudável for o intestino, mais feliz será a vossa saúde.

 

 

 

 

 

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